PREFEITURA INVESTE NA SAÚDE E BEM-ESTAR ANIMAL COM PROJETO DE CASTRAÇÃO

13/07/2023

Cuidar do meio ambiente e dos animais é uma tarefa de todos. E para o Governo Municipal de Pirajuba é prioridade. Recentemente, foram destinados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e da Coordenadoria de Meio Ambiente, quase R$ 80 mil de recursos próprios para a execução do projeto de castração de cães e gatos na cidade.

A secretária de agricultura e coordenadora de meio ambiente, Lara Borges, informou que cerca de 80% desse valor foi reservado para custear as cirurgias e o restante empenhado na compra de insumos. Também foram adquiridos equipamentos de segurança para veterinários e assistentes, produtos de esterilização do ambiente e pré-cirúrgicos, mesas de cirurgia, balança, caixas para transporte de animais e demais itens específicos para a realização do procedimento.

As castrações são realizadas em uma sala específica, que fica no prédio da Secretaria Municipal de Agricultura. Além disso, no local, foi providenciado um espaço para que os animais possam aguardar pela cirurgia de forma totalmente segura e confortável, garantindo que esse processo seja mais tranquilo.

Lara Borges explica ainda que o projeto teve início em outubro de 2022 e já castrou em torno de 360 animais. “A iniciativa reforça o nosso compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar dos animais, assim como o fato de contribuir para o controle populacional responsável, diminuindo a ocorrência de animais abandonados.”

O prefeito Airton Alves (Gauchinho) destaca que a iniciativa é permanente e pioneira na região. “Essa ação é de extrema importância para a nossa cidade em termos de saúde animal. Nesse sentido, Pirajuba é destaque e o nosso principal objetivo é proporcionar mais qualidade de vida para os animais castrados, como também para a população, porque em muitos locais o problema com a reprodução indiscriminada de animais de rua se torna um problema de saúde pública, além, é claro, de condenar vários animais a um sofrimento inaceitável”, diz o chefe do Executivo.

Por meio desse programa são castrados animais de rua, com posse de cuidador independente e de famílias com renda de até três (3) salários mínimos. Para se cadastrar e solicitar a cirurgia, basta comparecer no Centro de Apoio ao Feirante na Praça Teófilo Prata de Carvalho, s/n, em frente à Casa do Idoso. O atendimento é das 8h às 11h e das 13h às 16h. São necessários CPF e RG, comprovante de residência e de renda. Também há um telefone de contato para esclarecer dúvidas: (34) 3426-0149.

Realizar a castração de cães e gatos é fundamental, pois mais do que o benefício para a saúde pública, também previne diversas doenças no animal, contribuindo com o aumento do tempo de vida. Outro impacto positivo é o controle populacional como já citado acima, refletindo na diminuição dos casos de abandono, que vale ressaltar, é crime conforme estabelecido na Lei Federal nº 9.605/98.