(34) 3426-0100

Pça. José Moisés Miziara Sobrinho, 10 | Centro

O Que você deseja buscar?

Notícias

IGREJA NOSSA SENHORA D ABADIA REABRE AS PORTAS APÓS REFORMAS NO PISO E NA ESTRUTURA

14/07/2023 Diogo Lapaiva

A noite da última quarta-feira (12) foi muito importante para os pirajubenses e marcou mais um capítulo da história do município. Isso porque foi realizada uma missa inaugural da reforma feita na Igreja Matriz Nossa Senhora D’Abadia. Estiveram presentes na celebração o prefeito Airton Alves (Gauchinho), o vice-presidente da Câmara Municipal de Pirajuba, Paulo Ricardo e o secretário municipal de educação e cultura, Ricardo Urbano e a comunidade local.

Construída em meados de 1950, a igreja é um bem material inventariado de grande importância para a população, pois é um símbolo histórico da cidade. Durante a realização da obra foi encontrada uma parte do contrapiso original da época da construção da paróquia. Para preservar o trecho foi instalada uma proteção em vidro temperado com iluminação especial em LED. Assim, todos que adentrarem no espaço poderão conferir de perto e em detalhes esse achado.

Ricardo explica que a restauração do piso foi realizada com recursos destinados pelo Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e do Conselho do Patrimônio Artístico e Histórico – CONPAH. Além do piso, toda a estrutura da igreja passou por reformas custeadas com recursos próprios da paróquia. “Foram investidos R$ 108.343,53 na revitalização do piso da Igreja Matriz, que é um ícone da nossa cultura. Todo esse processo é fundamental porque mantém vivas as memórias históricas da cidade”, afirmou ele.

Preservar a história de Pirajuba é o principal objetivo do CONPAH. O conselho independente é formado por membros do Governo Municipal e da sociedade civil. O comitê é responsável por inventariar, solicitar o tombamento de bens materiais e imateriais com grau de importância histórica para o município, chancelar obras de restauração e zelar pelo patrimônio cultural e histórico da cidade.

Antes da missa inaugural, houve uma procissão de retorno à Igreja Matriz liderada pelo Padre Alexandre Margarito. “O ato teve início na Capela de Santa Terezinha e foi realizado em forma de agradecimento a Deus por toda a graça e bênçãos que ele fez chegar a nossa comunidade por intercessão de Nossa Senhora D’Abadia”, disse o sacerdote.

O prefeito Airton Alves (Gauchinho) destacou o grande significado que a paróquia tem para Pirajuba. “A Igreja Nossa Senhora D'Abadia é muito importante para a cidade, tanto do ponto de vista de fé, quanto cultural, por ser um bem inventariado. Muito além do aspecto religioso e arquitetônico, ela tem um papel social na comunidade, contribuindo com diversas frentes. Ficamos imensamente felizes porque através do CONPAH conseguimos viabilizar essa obra”, disse o chefe do Executivo.

Na ocasião, também houve uma missa de envio dos voluntários que irão se dedicar à Festa da Padroeira deste ano. Ao final, o Padre Alexandre proferiu uma bênção especial para todos que compareceram à missa inaugural e toda a comunidade pirajubense.

Fale com o Governo

Deixe a sua mensagem, sugestão, dúvida ou reclamação. A sua opinião é importante!

O Serviço de Informações ao Cidadão – SIC, esta situado na Sede Administrativa da Prefeitura de Pirajuba e ainda, acessível via internet

  • atender e orientar o público quanto ao acesso a informações e, aos prazos legais, quando, a informação requerida não estiver prontamente disponível;
  • protocolar requerimentos de acesso a informações;
  • Informar sobre a tramitação de processos e documentos;
  • disponibilizar informações por meio eletrônico, consoante disposição da Lei n° 12.527, de 28 de novembro de 2011;

Local de atendimento recepção da Prefeitura.
Horário: Segunda a sexta-feira, das7:30h às 17h

Redes Sociais

Telefones

(34) 3426-0100

E-mail

prefeitura@pirajuba.mg.gov.br

Endereço

Praça José Moisés Miziara Sobrinho, 10
     Centro | Pirajuba/MG | CEP: 38210-000

Horário de Funcionamento

Das 7h30 às 17h.