EXAMES GRATUITOS PARA DIAGNÓSTICO DE CÂNCER SÃO REALIZADOS EM PIRAJUBA

18/07/2023 Diogo Lapaiva

Na última segunda-feira (17), Pirajuba recebeu o Hospital de Amor de Barretos (SP) para uma ação importante promovida pelo Grupo Amigos do Bem e feita em parceria com o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que reuniu as equipes das ESFs Sinoel Pinheiro da Silva e Anásia de Castro Souza e UBS Dr. Alexandre Alves.

Os profissionais da saúde organizaram um espaço específico, com café e várias ações de saúde, como alongamento, controle de PA e glicemia, dentre outras atividades. No local, foram atendidos homens com idade entre 50 e 59 anos para a realização de PSA, mulheres com idade entre 25 e 64 anos, para exames de colo de útero e pessoas de todas as idades para avaliação de lesões de pele.

Conforme explica a secretária municipal de saúde, Daniele Ribeiro, “Foram feitos mais de 100 exames preventivos sem nenhum custo para a população atendida, sendo: 38 exames de Papanicolau em mulheres, 40 de PSA em homens e 30 avaliações de pele em ambos os grupos. Esses exames são extremamente necessários porque infelizmente o câncer de colo de útero, próstata e de pele são muito comuns. O diagnóstico em fase inicial é crucial para um tratamento mais efetivo”.

Beatriz Gambarato Krastel é empresária rural e coordenadora do Grupo Amigos do Bem, que desde 2016 atua de forma voluntária no combate e prevenção do câncer. Ela reforça a importância dos exames. “O objetivo é a prevenção e impedir precocemente que o câncer se desenvolva. Os exames oferecidos são para manter a saúde em dia, detectando doenças que não dão sinais logo no início.”

Além de Beatriz Gambarato, o grupo conta com: Maria Teresa Gambarato Krastel, Rafael Ferreira Pinheiro, Luís Livramento, Elisabete Ferreira, Suellen Cardoso, Édson Júnior, Marcela Simões, Roberta Kelly, Silvani Rodrigues, Rosiele Firmiano, Jean Junio, Daniele Castro, Carla Castro, Brenda Pamella, Solange Mendes, Márcia Cristina (Tininha), Isabel Parreira, Crodi Costa, Layane Costa e Maria Eduarda Freitas.

O prefeito Airton Alves (Gauchinho) esteve presente no local, onde as testagens preventivas foram realizadas. Além de parabenizar a ação, Gauchinho agradeceu o esforço em promover a ação. O chefe do Executivo destacou ainda a relevância do trabalho realizado pelos voluntários do Grupo Amigos do Bem e pelos funcionários da Saúde.

“É uma ação muito valiosa e que tem uma grande contribuição com a preservação da vida. Agradeço imensamente a participação de todos para que isso acontecesse em nossa cidade, em especial aos voluntários e profissionais da saúde que se dedicam a cuidar do próximo. A participação deles é essencial para a manutenção do Hospital de Barretos, pois eles atuam na captação de recursos e no direcionamento dos encaminhamentos de pacientes do município para tratamento em tal hospital, o que não seria possível se não existisse o Grupo no município”, finalizou o prefeito.