
Fale com a gente
(34) 3426-0100
Pça. José Moisés Miziara Sobrinho, 10 | Centro | CEP: 38210-000
Para levar às crianças e suas famílias uma educação que atua respeitando as necessidades e a diversidade, considerando os problemas sociais, a Escola Professor Lázaro Rosa Muniz, promoveu uma série de atividades com informações sobre o suicídio de crianças e adolescentes.
A ação foi desenvolvida pelas servidoras Betânia Costa, assistente social, e Larissa Borges – psicóloga, e foi desencadeado em função do “Setembro Amarelo”, que é um esforço nacional para prevenir casos de suicídio, conscientizando as pessoas sobre os riscos, sobre os sinais e sobre as medidas que podem ser tomadas para auxiliar pacientes com depressão ou outros fatores.
Outro ponto que motivou o trabalho foi o aumento da taxa de crianças e jovens com distúrbios emocionais. Segundo o psiquiatra Humberto Müller, que apresentou o trabalho sobre a temática na Câmara dos Deputados, “No mundo acontecem 16 milhões de tentativas por ano, já no Brasil, acontece uma morte por suicídio a cada 45 minutos, mas para cada morte temos outras 20 tentativas. Os números são altos e preocupantes”, explicou.
Müller também chamou a atenção para o aumento nos casos de depressão e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) entre crianças e adolescentes. Segundo ele, “4% dos adolescentes brasileiros apresentam sinais depressivos e 1 a cada 4 crianças já apresentou indícios da doença”.
O secretário Ricardo Urbano salientou a importância da medida e afirmou que, de forma continuada, é prestado um trabalho de atenção “emocional” para os alunos das unidades municipais. Ele destaca que a Secretaria de Educação e Cultura mantém em seu quadro, profissionais de assistência social e psicologia, permitindo, em qualquer sinal de alerta, prestar um atendimento completo às crianças em parceria com demais setores da Prefeitura.
Deixe a sua mensagem, sugestão, dúvida ou reclamação. A sua opinião é importante!
Local de atendimento recepção da Prefeitura.
Horário: Segunda a sexta-feira, das7:30h às 17h
(34) 3426-0100
Praça José Moisés Miziara Sobrinho, 10
Centro | Pirajuba/MG | CEP: 38210-000
Das 7h30 às 17h.