
Fale com a gente
(34) 3426-0100
Pça. José Moisés Miziara Sobrinho, 10 | Centro | CEP: 38210-000
Nos dias 16 e 17 de agosto, o município de Pirajuba, por meio do projeto “Cinema na Escola”, criado pela companhia Circo Teatro sem Lona, que possui patrocínio da Usina Santo Ângelo através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura, proporcionou aos alunos do Complexo Escolar Municipal, a exibição de um filme nos moldes do cinema tradicional, além de atividades complementares.
Durante a sessão foi exibida a animação “O Lorax”, em duas exibições por dia, uma de manhã e outra no final da tarde. A ação contou ainda com a distribuição de pipocas e sucos em copos ecológicos para maximizar a experiência dos alunos. Outras atividades recreativas e culturais também fizeram parte do cronograma, trazendo brincadeiras relacionadas ao cinema e gincanas.
Os professores receberam cartilhas educativas sobre a temática para trabalharem em sala de aula. Nelas continham orientações pedagógicas e ideias para auxiliar na educação, de maneira a influenciar o gosto pela arte, assim como despertar a troca de informações, comentários e reflexões.
A ação, que é uma iniciativa da companhia independente “Circo Teatro Sem Lona”, consistindo num projeto educativo e cultural que promove o gosto pela sétima arte dentro das escolas públicas. O objetivo principal é proporcionar entretenimento enquanto busca fortalecer a paixão pelo cinema.
O secretário de educação, Ricardo Urbano, se mostrou muito entusiasmado com o projeto, que a seu ver fomenta não só a cultura, como o entretenimento e a educação. “Nossos alunos ficaram satisfeitos por contarem com uma atividade que foi bem além da sala de aula. Ações dessa natureza têm muito o que agregar, trazendo à tona o interesse das crianças, tanto pela arte, quanto, nesse caso em específico, pelo tema relevante do filme, que trata da importância da preservação do meio ambiente para os seres humanos”, comentou o secretário.
Para o prefeito Airton Alves (Gauchinho) o projeto é mais do que bem-vindo ao município, especialmente porque vai ao encontro do que a administração trabalha para continuar proporcionando, que são oportunidades de desenvolver todos os alunos num ambiente saudável, promissor e respaldado dos recursos necessários para entregar resultados mais satisfatórios.
“Ser palco de um projeto tão especial como esse nos dá a inspiração necessária para correr atrás de muito mais em prol da educação, com atividades que não se limitem à sala de aula. É maravilhoso encontrar na arte alternativas de ampliar as oportunidades de aprendizado dos estudantes e expandir suas experiências com o mundo, fomentando o interesse pelo conhecimento de uma maneira bem prazerosa ", declarou o prefeito.
Deixe a sua mensagem, sugestão, dúvida ou reclamação. A sua opinião é importante!
Local de atendimento recepção da Prefeitura.
Horário: Segunda a sexta-feira, das7:30h às 17h
(34) 3426-0100
Praça José Moisés Miziara Sobrinho, 10
Centro | Pirajuba/MG | CEP: 38210-000
Das 7h30 às 17h.