FESTA DE REIS COM LEILÃO BENEFICENTE É REALIZADA EM PIRAJUBA

14/05/2022

No último sábado, 14 de maio, foi realizada a tradicional Festa de Reis no Parque de Exposições “Geraldo Alves de Brito”, onde também aconteceu um leilão beneficente em prol da Casa do Idoso de Pirajuba, da Igreja Nossa Senhora da Abadia e Hospital Dr. Hélio Angotti, o hospital do câncer de Uberaba.

Estima-se que aproximadamente 3.000 pessoas estiveram na festa ao longo do dia, que contou com a participação do prefeito Airton Alves (Gauchinho), da chefe de gabinete Linéia Soares, do secretário de educação e cultura Ricardo Silvério, da servidora Mariléia da Silva e diretora executiva da educação Beatriz Cruvinel, que também é presidenta do Conselho do Patrimônio Artístico e Histórico de Pirajuba (CONPAH).

A Folia de Reis Ministros do Belém, sob o comando do senhor Augusto Gomes de Souza, se apresentou durante a festividade, chegando à Igreja às 18h e tendo como festeiros os pirajubenses Dionata Rodrigues Borges, Melissa Alves Borges e Priscila Aparecida Alves Nunes Borges. Na sequência ocorreu missa e depois, gratuitamente, um jantar foi servido a todos os presentes.

O leilão beneficente contou com o show da dupla Diniz e Alex, e após o jantar aconteceu o show de Diego e Mateus. Além disso, as crianças puderam se divertir o dia todo nos brinquedos do parque, cujos ingressos foram trocados antecipadamente por materiais recicláveis, e todas elas ganharam pipoca e algodão-doce à vontade durante o evento.

Durante a celebração, o padre Alexandre Ferreira, comentou que os bisavós de uma das festeiras, a garota Melissa de 6 anos, eram foliões em Pirajuba, e durante a missa aconteceu uma homenagem para seu bisavô, conhecido na cidade como “José Preto”.

O secretário Ricardo também salientou a relevância do acontecimento, “achamos importante manter a cultura na cidade, além de ser um ato de muita fé e devoção aos Santos Reis. A festa aconteceu a pedido da Melissa, que com 4 anos expressou o desejo de que seu aniversário fosse com esse tema. Os pais Dionata e Priscila, puderam realizar sua vontade apenas neste ano, quando ela completou 6 anos, já que devido à pandemia não foi possível antes”.

Priscila Aparecida, festeira e mãe da também festeira Melissa Alves, comenta que foi um dia bastante especial, no qual pode celebrar a fé não só de sua família, como de toda a cidade. “Ver minha filha tão entusiasmada com nossas tradições é algo que me enche de orgulho, e, também ao pai dela. Melissa se vestiu de palhaço e interagiu na folia durante o percurso de 9 dias na cidade e região, com muitos sorrisos e o pique que toda criança na idade dela tem”, relatou a mãe.

O prefeito Airton Alves (Gauchinho), se posicionou lembrando a importância de proporcionar espaço para as manifestações culturais, já que estão diretamente relacionadas aos valores e raízes do povo.

“A folia de reis é um bem imaterial inventariado pelo patrimônio histórico e cultural de Pirajuba MG, uma festividade enraizada na história do nosso povo. Após um longo período sem celebrar essa tradição, é muito importante termos retomado a festa, especialmente atrelando uma causa tão nobre ajudando instituições que fazem tanta diferença para nossa comunidade”, disse o chefe do executivo.

Esse importante evento contou com o apoio do Governo Municipal de Pirajuba, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e do CONPAH.