Serviços Online

CONHEÇA UM POUCO SOBRE A

Pirajuba é uma cidade reconhecida na região em função do desenvolvimento que alcançou nos últimos anos. Além de crescimento em aspectos de saúde, educação, esporte e lazer, a cidade também é uma referência no sentido ambiental.
O município foi um dos únicos a implantar 100% do plano de resíduos sólidos, disponibilizando coleta seletiva em todo o perímetro urbano e também extinguindo, por meio da contratação de uma empresa especializada, o lixão a céu aberto que, pela densidade habitacional e a proximidade com o perímetro urbano, se fazia um risco para a comunidade.
Em contraponto as questões já desenvolvidas, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, que tem como base as famílias cadastradas no CADúnico, detectou-se a necessidade da implementação de programas que pudessem, além de ser uma conexão com os importantes fatores ambientais já trabalhados nos projetos vigentes, criariam novos cidadãos, com percepções aprimoradas por meio de treinamentos e que, por meio disso também pudessem ter mais oportunidades de mercado, contribuindo para o desenvolvimento de suas famílias.
E em parceria com o pelotão da cidade de Frutal, que já tem o projeto instalado a mais de uma década, se iniciou a implantação da Guarda Mirim Ambiental - Jovem Aprendiz em Pirajuba. Na primeira turma serão trabalhados 100 jovens, com foco na conscientização ambiental e formação de cidadania que por meio de um processo de ensino-aprendizagem fundamentado na realização de atividades de complexidade progressiva e focadas na contextualização da teoria e prática, promoverão a evolução dos mesmos tanto em aspectos de cidadania, tornando-os difusores de boas práticas, como também sociais, contribuindo com a colocação dos mesmos no mercado de trabalho.

O PROJETO GUARDA MIRIM AMBIENTAL - JOVEM APRENDIZ, TEM COMO OBJETIVO FORMAR E CAPACITAR CIDADÃOS QUE ATUEM EM AÇÕES ISOLADAS, EM GRUPOS, CAMPANHAS E PALESTRAS ENVOLVENDO A COMUNIDADE PARA DEBATER E PROMOVER A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, SEJA ELA QUANTO A GERAÇÃO E DESTINAÇÃO CORRETA DE RESÍDUOS, PRODUÇÃO E PLANTIO DE MUDAS, FISCALIZAÇÃO DE EMPRESAS, USO RACIONAL DE RECURSOS RENOVÁVEIS E CONSUMO CONSCIENTE, DENTRE OUTRAS AÇÕES.
Após o treinamento, que dura em média 6 meses, a prefeitura iniciará o processo de integração com as empresas, buscando a inserção dos mesmos no mercado de trabalho.