TREINAMENTO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE É REALIZADO EM UBS

27/08/2018 Jornalista Diogo Lapaiva

Na segunda quinzena do mês de agosto, o enfermeiro Wilson da Costa ministrou um treinamento na UBS Dr. Alexandre Alves, cujo tema era: Cuidados de Enfermagem aos Pacientes na Urgência (pacientes intubados e com riscos de infecções). O objetivo principal do treinamento foi propiciar aos profissionais técnicos e enfermeiros do município, mais esclarecimentos sobre os passos cruciais que devem ser seguidos durante todo o processo de intubação de pacientes.

Segundo o enfermeiro Wilson, o assunto abordado é algo que ajuda, indiscutivelmente, na organização e eficiência dos profissionais da saúde ao executarem suas tarefas do dia a dia. “O treinamento foi de suma importância. Nós falamos um pouco sobre o procedimento de intubação, a função do profissional de enfermagem, os cuidados essenciais durante a realização do procedimento e a organização dos materiais necessários na sala de urgência para realizar um atendimento mais eficaz. Enfim, falamos do passo a passo, a coordenação do enfermeiro, dos profissionais que estarão auxiliando, porque, afinal, o que está em risco é a vida do paciente, então se o atendimento estiver bem coordenado, estruturado, os profissionais sabendo quais são as suas funções e os materiais que serão utilizados naquele momento, com certeza o prognostico e a chance que esse paciente vai ter será muito maior”, explicou o palestrante.

Uma das participantes foi a enfermeira Maria Carolina A. Cobrodo Borges, que ficou bastante satisfeita com a experiência e garante ter adquirido, por meio da ação, um rico conhecimento no assunto. “O curso foi muito proveitoso, pois ele abordou as intervenções de enfermagem, antes, durante e após a intubação, o que deu bem sucinta para todos os profissionais”, comentou Maria Carolina.

O Prefeito Rui Gomes Nogueira Ramos diz que atualizar a equipe que trabalha no setor da saúde por meio de ações educativas, como neste caso, a palestra realizada, garante uma melhoria contínua nesse contexto em Pirajuba. “Proporcionar aos nossos profissionais da saúde condições para que eles possam prestar um serviço de qualidade à população e não só isso, como também o crescer na profissão, é essencial. Por meio de ações como essa, garantimos a valorização do trabalho dessas pessoas e disponibilizamos uma estrutura preparada e organizada para lidar com as adversidades do dia a dia ”, finalizou Rui Ramos.