SAÚDE DESENVOLVE AÇÕES NO SETEMBRO AMARELO

04/10/2018 SAÚDE DESENVOLVE TEMAS RELATIVOS AO SETEMBRO AMARELO EM PIRAJUBA

Em 2015 foi instituído pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) o Setembro Amarelo, uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, que a exemplo de ações já consolidadas como Outubro Rosa e Novembro Azul, tem o objetivo de conscientizar a comunidade e combater os efeitos devastadores que a morte autoprovocada pode causar nas famílias.

Em virtude da Campanha Setembro Amarelo, Pirajuba contemplou ações de conscientização. No dia 12/09, a Psicóloga do NASF, Caroline Gonçalves, ministrou uma palestra para abordar assuntos como: sinais de alerta, mitos e verdades sobre o assunto e a ajuda disponível no município. Sequencialmente, no dia 19/09, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, NASF e ESF, envolveram alunos da Escola Estadual Coronel Oscar de Castro em uma palestra ministrada pela médica Dra. Karina Alves Borges da ESF e pela psicóloga Caroline Gonçalves do NASF. Ambas abordaram temas importantes vividos pelos jovens na atualidade, como os “jogos virtuais” que além do suicídio, incentivam a automutilação. Houve esclarecimento de dúvidas e uma dinâmica em grupo para envolver os alunos.

Segundo a secretária de saúde, Elisa Vieira, o suicídio é um fato que ocorre em todas as regiões do mundo, anualmente, além das tentativas sem êxito, mais de 800 mil pessoas morrem por esse viés. Dados da Organização Mundial de Saúde, OMS, mostram que o suicídio chega a ser responsável por 1,4% das mortes em todo o mundo, sendo os principais afetados os jovens entre 15 e 29.

“Mundialmente, o dia 10 de setembro é escolhido para tratar desse assunto. No Brasil, está sendo desenvolvida a Campanha Setembro Amarelo, para que dentro desse mês, possam ser feitas palestras e outras formas de diálogo, que ajudem a combater o ato e suas consequências”, afirma a secretária.

Em Pirajuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, além da Equipe Saúde da Família/NASF, a Vigilância em saúde também participa das ações referentes ao tema, pois todos os casos são notificados por motivos epidemiológicos. A psicóloga do programa, Caroline Gonçalves Carneiro da Silva, salientou que a melhor forma de prevenir o suicídio, como informa, é o diálogo. “Infelizmente, para muitos, o suicídio não é visto como um problema de saúde pública e sim como uma espécie de fraqueza de conduta e personalidade”, lamentou a profissional.

O prefeito de Pirajuba, Rui Gomes Nogueira Ramos, salientou a importância do ato e, principalmente, a busca constante das equipes de saúde de promoverem o bem-estar de forma proativa. “Hoje mais de 5,8% dos brasileiros são afetados por algum tipo de problema psicológico, como a depressão, por exemplo. No mundo esse mal chega a afetar 322 milhões de pessoas em seus vários estágios possíveis, o Brasil, segundo a OMS, é o país com maior índice de pessoas que sofrem de ansiedade, creio que a forma mais coerente de contribuir para a melhoria na qualidade de vida dessas pessoas é promover o diálogo saudável, com profissionais qualificados, e é o que as ações acima citadas mostram”, finalizou o prefeito.