RUI RAMOS TOMA POSSE COMO VICE-PRESIDENTE DA AMM

16/05/2019 Jornalista Diogo Lapaiva

Depois de ter cumprido dois mandatos no conselho diretor da Associação Mineira dos Municípios, o prefeito de Pirajuba, Rui Gomes Nogueira Ramos, durante solenidade realizada no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, no encerramento do 36º Congresso Mineiro de Municípios, assume junto com outros 43 prefeitos para novo biênio que terá vigência desta data de 2019 até o ano de 2021.

Dessa vez, Rui Ramos assumiu como 1º vice-presidente, tendo como presidente o prefeito de Moema, Julvan Lacerda. A composição de chapa única mostrou consenso entre os prefeitos mineiros e a aprovação do trabalho que já vem sendo realizado pelo grupo em benefício do estado, pois, dos 43 diretores que já ocupavam cargos, apenas 8 foram substituídos em pleno acordo, e a votação foi unânime.

A solenidade contou com a participação de prefeitos, vereadores, servidores municipais de todo o estado e também outras autoridades, como é o caso do governador em exercício Paulo Brant. Durante a posse Brant reforçou a importância de Minas Gerais como uma das economias mais fortes do País mas que, assim como outras unidades da Federação, vem enfrentando muitas dificuldades.

“O maior problema que o País atravessa é a centralização do poder e dos recursos nas mãos da União. Precisamos resgatar o poder dos prefeitos e dos governadores também e, neste momento, gostaria de aproveitar para pedir desculpas ao prefeitos pela apropriação indébita de recursos feitas pelo governo anterior. Gostaria ainda de agradecer à AMM que foi compreensiva com o atual governo quando ajudou a viabilizou o acordo junto ao Tribunal de Justiça. Reconheço que não foi o acordo ideal, mas foi o possível neste momento”, avaliou Paulo.

O presidente Julvan anunciou que, dentre as tantas lutas da Associação que vão seguir na pauta, uma das principais será a conquista de mandato único, sem reeleição, por cinco anos para todos os cargos e coincidência das eleições para todos os poderes. “Isso representará uma economia bilionária com processos eleitorais de dois em dois anos, dinheiro esse que deve ser investido na qualidade de vida dos cidadãos”, explicou ele.

Rui Ramos, lembra o intenso trabalho desta gestão ao promover intensas mobilizações para garantir conquistas importantes aos municípios mineiros: “Principalmente a de não permitir a aprovação daquele fundo que iria liquidar os municípios e a negociação com o Governador Zema. É meu terceiro mandato na vice-presidência. Fui 1° vice-presidente do Antônio Julio, 3° vice-presidente neste mandato com o Julvan e agora estou voltando à 1° vice-presidência para os próximos dois anos. Estou muito feliz, porque a gente nota que a AMM cresceu muito e, de fato, realizou ações importantes”, opinou o prefeito.

Ramos afirma ainda que a relevância dos trabalhos da AMM é confirmada pelo número de municípios associados, que cresceu nos últimos anos, e também pela qualidade do Congresso, que evoluiu muito e realmente tem se tornado uma ferramenta importante para a gestão dos chefes do executivo, promovendo um ambiente saudável para o debate e a troca de experiências, qualificação de equipe e muito mais. “Além de tudo isso citado, o presidente Julvan foi firme nas negociações, o que acabou resultando num acordo no Tribunal de Justiça. Eu vejo a AMM grande, forte, os prefeitos muito unidos, cada vez mais entorno da nossa grande liderança, que é o presidente Julvan”, ressalta.

Os conselhos diretor e fiscal da AMM são compostos pelos seguintes prefeitos:

CONSELHO DIRETOR

Julvan Lacerda