PROJETO INÉDITO EM PIRAJUBA OFERECE CASTRAÇÃO GRATUITA DE CÃES E GATOS

05/03/2018

No final do mês de fevereiro, Pirajuba recebeu o Castramóvel. A iniciativa, inédita na cidade, foi uma demanda identificada pelo vereador Sérgio Bernardes e pela agente comunitária de saúde Magali Rosa Muniz, que, visando ganhos de saúde pública e o bem-estar dos animais, foi prontamente apoiada pelo governo municipal e, por meio de projeto mantido pela ONG Ajuda (Aliança Juizforana de Defesa dos Animais), idealizada pelo deputado estadual Noraldino Júnior, levou a unidade de castração móvel, que além dos procedimentos cirúrgicos, ofereceu gratuitamente a orientação e realizou diversas consultas.

Além do trabalho da ONG, para custear as despesas de mobilização, remédios, operações logísticas e outras, foi buscado o apoio do Ministério Público do Meio Ambiente, alcançado por intermédio do promotor de Justiça de Uberaba, Carlos Valera, e cujo resultado foi a destinação de R$ 50 mil, que tornaram acessíveis cerca de 400 inscrições iniciais.

O ônibus que personifica o projeto, apelidado de Castramóvel, realizou as operações e o devido acompanhamento ao longo de 10 dias, o local escolhido para abrigar o projeto, foi o Parque de Exposição Geraldo Alves Brito. A ação é coordenada pela ONG Ajuda, responsável pela execução das castrações e todo o atendimento médico envolvido. A coordenadora da ONG, Murielly Paiva, explica mais sobre o processo.

“A nossa ONG tem atuação em todo o estado de Minas Gerais. Qualquer cidade mineira pode participar, buscando mais informações pelo e-mail: ajudajf@gmail.com. Após esse contato, havendo disponibilidade, é marcada uma visita para podermos castrar os cães e gatos, sejam machos ou fêmeas, cadastrados no município, de forma totalmente gratuita para a população. O principal objetivo da castração é conter a superpopulação destes animais nas cidades. Além disso, contribui para reduzir a quantidade de doenças, algumas delas transmissíveis até para o ser humano”, detalha Murielly.

Em Pirajuba, a quantidade de inscritos superou as expectativas. Entre cães e gatos de ambos os sexos, o município somou mais de 460 animais cadastrados para receber a castração, segundo conta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da cidade, Taciana Rodrigues. “A população recebeu muito bem a campanha. Inicialmente, prevíamos um número máximo de 400 inscrições, mas tivemos de viabilizar novas vagas para acomodar a demanda. Além de conter as doenças e evitar prenhezes indesejadas, ainda é uma forma de tranquilizar os animais, evitando mordidas e outros acidentes”, destaca Taciana.

A iniciativa de zelar pela saúde do animal, contribuindo também para a saúde pública do município, surgiu a partir de sugestões da agente comunitária de saúde Magali Rosa Muniz e do vereador Sérgio Bernardes. Para eles, a causa vai além de um compromisso profissional, e representa um dever de todos os seres humanos. “Tudo começou com a preocupação pelos animais. Queríamos desenvolver um projeto que ajudasse os cães e gatos da cidade, e assim surgiu a oportunidade de trazer o Castramóvel para Pirajuba, graças ao esforço sem medidas do governo municipal”, conta Magali.

“Fico muito sentido com o sofrimento dos animais. Há pessoas que têm coragem de abandonar os seus cães ou gatos, deixando-os com frio e fome. Eles são seres vivos e sentem dor, assim como a gente. Por isso, é muito importante cuidar deles da melhor forma possível”, acrescenta o vereador Sérgio.

Além das castrações, a equipe da ONG Ajuda trabalha ainda com a perspectiva da educação ambiental humanitária, que pretende conscientizar a população sobre os melhores cuidados a adotar com os seus animais de estimação. De acordo com a educadora ambiental da organização, Luciana Salles, esse é um passo essencial para mudar a realidade nos municípios. “A castração é apenas um passo. É necessário saber cuidar do animal, tratá-lo com amor e respeito. Muitas vezes, as pessoas têm as melhores intenções, mas não sabem com certeza qual a melhor forma de suprir as necessidades do animal. Para auxiliar nessa questão, nós também desenvolvemos trabalhos com as escolas das cidades, educando as crianças sobre essa conscientização”, afirma.

O prefeito da cidade, Rui Gomes Nogueira Ramos, enfatiza que o problema da superpopulação de animais é uma questão recorrente em muitos municípios, não só de Minas Gerais, mas também de todo o país. Para ele, é muito importante dar atenção a medidas como o projeto Castramóvel, que oferecem alternativas e soluções para esse problema. “É uma grande demanda da população, e estamos muito felizes por poder proporcionar esse serviço, especialmente por ser totalmente sem custos para os moradores. O governo estadual tem poucos recursos para auxiliar nestas questões, mas graças ao Ministério Público do Meio Ambiente, ao apoio do promotor Carlos Valera e, é claro, ao projeto inicial do deputado Noraldino Júnior, conseguimos trazer mais essa conquista importante para a nossa cidade, que tanto tem avançado em questões ambientais, de saúde, educação, enfim, muitas outras”, completa o gestor municipal.

Rui Ramos salienta que o sucesso do projeto foi possível porque o empenho da cidade nessas questões já era visível pelos órgãos públicos, sendo até reconhecido em todo o estado com o Prêmio de Boas Práticas de Gestão. “Numa época de escassez de recursos e que as necessidades, sobretudo de saúde, não cessam, é importante ter um trabalho concreto para buscar, onde for necessário, os meios para realizar as demandas. É claro, tudo isso é possível porque temos essa dedicação de forma constante, motivo pelo qual me orgulho muito e agradeço, sempre à equipe, já que, sem o empenho dela, nada disso seria possível. Esta é uma conquista inédita para a cidade, e todos nós devemos nos orgulhar”, finalizou.