PREFEITO DE PIRAJUBA FAZ REIVINDICAÇÕES A GOVERNADOR DURANTE FÓRUM REGIONAL

22/09/2017 DIOGO LAPAIVA

Pimentel recebeu ofícios da Amvale e do Cistrisul, e autorizou a destinação do helicóptero que atenderá o Samu Regional

O encontro reuniu autoridades do governo estadual, incluindo o governador Pimentel, e dos municípios de toda a região

Na quinta-feira (22 de setembro), o prefeito de Pirajuba, presidente da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) e vice-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Rui Gomes Nogueira Ramos, participou do Fórum Regional Território Triângulo Sul, na cidade de Frutal, com a presença de diversas autoridades do governo estadual de Minas Gerais, incluindo o governador Fernando Pimentel e representantes dos governos dos 27 municípios da região, bem como outras autoridades, entre secretários, deputados e vereadores.

O encontro faz parte de um projeto do governo estadual com a iniciativa de promover o diálogo com as cidades mineiras. Representando a Amvale, o prefeito Rui entregou ao governador Pimentel um ofício com as principais reivindicações da região, incluindo obras prioritárias que necessitam da aprovação e/ou liberação de recursos por parte do estado para serem realizadas.

Dentre as pautas contempladas, estão o trecho da rodovia BR-MGC-455, que liga Uberlândia e Campo Florido, a pavimentação do trecho de 14,5 km que liga Conceição das Alagoas à rodovia BR-262, a manutenção do Pólo Universitário da UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais), localizado em Frutal, o reinício da obra de pavimentação dos trechos das estradas que ligam Conceição das Alagoas à Capelinha do Barreiro e a Uberaba, a esperada fábrica de amônia, o gasoduto, a obra da estrada de ligação das rodovias MG-428 a MG-190, em Sacramento, e mais investimentos na segurança pública na região.

Além deste ofício, Pimentel também recebeu um documento do Cistrisul (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Sul), que também é presidido por Ramos, referente à implantação do Samu regional, que prevê o estabelecimento de uma rede regional de urgência e emergência, abrangendo todos os 27 municípios. A articulação deste ofício contou com o forte apoio do deputado estadual Tony Carlos. Um dos principais pedidos inclusos no documento é a liberação de recursos para a adequação do prédio onde funcionará a sede operacional do Samu regional, que é localizado em Uberaba na rua 13 de Maio.

Outra reivindicação foi autorizada imediatamente pelo governador: a destinação de um helicóptero para Uberaba – o helicóptero já fora comprado pelo governo estadual, mas aguardava transferência para a cidade, onde também atenderá os outros municípios em questões de emergência médica. Com o aval de Pimentel, o equipamento já entrará em funcionamento em benefício de todos os municípios locais.

“A grande decisão tomada durante o Fórum Regional foi, sem dúvida, a autorização da destinação desse helicóptero para atender o projeto do Samu Regional, que é uma demanda muito esperada de todos nós e que vai fazer a diferença para muitas pessoas em necessidade de atendimento médico de urgência. Os resultados de uma iniciativa de encontros como este são muito positivos para todos os envolvidos, e é extremamente proveitoso quando tantas autoridades se reúnem para discutir o crescimento da região”, pondera Rui Ramos.

O prefeito salienta e agradece pelo trabalho do deputado Tony, sem esquecer do apoio de outros deputados estaduais e federais presentes no fórum, bem como a atuação do superintendente regional de saúde de Uberaba, Ivan José da Silva, o subsecretário de Estado de Assuntos Municipais, Marco Antônio Viana Leite, e o governador Fernando Pimentel, pelo empenho em atender as demandas da região.

O evento contou com a participação de autoridades de diferentes esferas de governo: os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha; de Transporte e Obras Públicas, Murilo Valadares; de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães; de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo; de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa; de Segurança Pública, Sérgio Menezes; de Cidades e Integração Regional, Carlos Murta; e de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha. Estiveram presentes, ainda, os presidentes da Copasa, Sinara Meirelles, e da Cohab, Alessandro Marques; o chefe da Polícia Civil, João Octacílio; o deputado federal Adelmo Leão, e os deputados estaduais Tony Carlos, Leonídio Bouças e Antônio Lerin, além de prefeitos, vereadores e outras lideranças regionais.