PISCINA SEMIOLÍMPICA É INAUGURADA

08/04/2019 Jornalista Diogo Lapaiva

O último dia 6 de abril teve grande importância para a cidade de Pirajuba. Nessa data, por meio de solenidade que contou com a presença de várias autoridades locais e também representantes da região, foi entregue para a comunidade mais uma importante obra: a piscina semiolímpica “Omar Francisco Franco”.

A obra é a primeira desse gênero na cidade e atenderá aos alunos das escolas públicas municipal por meio de programas de atividades físicas, aulas de natação e outros, além de beneficiar também os jovens, crianças, adultos e idosos participantes dos programas sociais do governo municipal, sendo assim, uma importante ferramenta para gerar qualidade de vida e a socialização.

Além do prefeito Rui Gomes Nogueira Ramos e do vice-prefeito Airton Alves - Gauchinho, também participaram da cerimônia os secretários municipais e servidores, representando a Câmara Municipal os Vereadores Edivaldo Castro, Davi Nogueira e Maria das Graças – Dadá. Os deputados estaduais Elismar Prado e Heli Andrade - Grilo, assim como os prefeitos da cidades vizinhas Renatinho, de Campo Florido, Paulo Piau, que é prefeito de Uberaba e presidente da Amvale.

Também estavam presentes os familiares do homenageado, cujo nome foi dado para a piscina. Durante a solenidade, a neta de Omar, Gisele Franco Muniz contou um pouco da história dessa importante personalidade local. “Marico, como era conhecido, era uma pessoa de grande fé. Embora nunca tenha ocupado nenhum cargo político, era participativo na comunidade, sobretudo nas ações relacionadas à igreja. Ele também foi presidente da Serp (Sociedade Esportiva Recreativa Pirajubense), no qual realizou grandes eventos”, disse ela.

A secretária de turismo, esporte e lazer, Vanessa Araujo, fez o uso da palavra para manifestar a alegria pela entrega da obra e salientou a importância da mesma para a realidade local. “Me sinto muito honrada de participar desse momento. Agradeço a todos que contribuíram de forma direta e indireta. É importante destacar que durante essa gestão Rui Ramos todos trabalhamos pelo coletivo, para gerar benefícios para todos e enquanto estivermos aqui é o que faremos. Os resultados podem ser vistos nessa e em outras obras que serão entregues para a população nos próximos meses”, falou Vanessa.

Também na ocasião, fazendo o uso da palavra, o Deputado Estadual Delegado Heli Andrade, destacou a importância do esporte em diversas esferas, inclusive, no combate à criminalidade. “Logo após o estatuto do desarmamento, que segundo os números não contribuíram para a redução da violência, a revista Veja trouxe uma pesquisa que apontou os 10 primeiros itens que deveriam acontecer no Brasil para contribuir com a redução da criminalidade, a prática esportiva era o primeiro item dessa lista. Com certeza, cada criança que estiver nessa piscina, praticando esporte e se socializando, será menos um que a polícia terá que enfrentar no futuro. Por isso, nós precisamos incentivar o esporte”, opinou o deputado.

O deputado Elismar Prado, também durante a solenidade, parabenizou a administração pelo empreendimento e apresentou outro dado importante com relação à prática esportiva. “É sabido hoje por meio de pesquisas que, a cada 1 real investido em esporte, são economizados 3 reais em saúde. Isso é um fato que, sem dúvida, endossa a importância dessa obra para a cidade”, concluiu ele.

O prefeito Rui Ramos, durante o seu discurso, agradeceu a participação do ex-deputado Marcos Montes, que foi o autor da emenda que contribuiu para a concretização da obra na cidade. “Marcos Montes em sua gestão como deputado destinou muitos recursos para Pirajuba, sendo que, essa obra que hoje inauguramos com muita alegria, só se tornou possível por meio de emenda parlamentar de sua autoria, tenho certeza que tudo isso trará grandes benefícios para a cidade”, comentou.

“Muitas pessoas perguntaram se a comunidade poderia usar a piscina, se é de graça e respondemos com grande satisfação que sim, a piscina é pública e será usada pela comunidade gratuitamente, porém, essa piscina faz parte do complexo de educação, portanto, será usada pelos alunos das escolas públicas de Pirajuba, assim como serão criadas ações específicas para os participantes dos programas sociais, de forma que ela seja um instrumento de transformação na vida dessas famílias” concluiu o prefeito.

APRESENTAÇÃO DE NATAÇÃO. Ainda durante a inauguração, a cidade recebeu algumas agremiações e academias da região para apresentação esportiva de lançamento da piscina “Omar Francisco Franco”. O coordenador de Esportes Mayron César Pinto, conta que participaram atletas das cidades de Frutal (Alvorada Praia Clube), Uberaba (Acquátiva Centro de Treinamento de Natação), Campo Florido e Planura (Agremiação Recreativa do Porto Colômbia - CREP), além dos praticantes anfitriões de Pirajuba (Academia Corpo e Vida).

Os atletas participantes realizaram apresentação livre, assim como a disputa de provas de 25 e 50 metros livres, 50 metros costas, 50 metros nado peito e também 50 metros borboleta. Todos os participantes disputaram as provas ou que fizeram apresentações receberam medalhas e certificado de participação. As agremiações também receberam troféus como agradecimento por virem até o evento.

Na avaliação do coordenador Mayron, o evento, que teve um cunho de apresentação, foi positivo, proporcionando aos presentes uma prévia do potencial de benefícios que a piscina trará para a cidade. “Eu avalio o empreendimento como essencial, sendo que, o principal objetivo da apresentação foi mostrar à comunidade o universo da natação, que traz grandes benefícios para o corpo e para a mente. Agradeço imensamente aos atletas que dedicaram o seu tempo para nos proporcionar esse momento importante e servir de inspiração para os nossos jovens e crianças, que a partir de agora também poderão praticar esse prazeroso esporte”, concluiu Mayron.