(34) 3426-0100

Pça. José Moisés Miziara Sobrinho, 10 | Centro

O Que você deseja buscar?

Notícias

PIRAJUBA SE DESTACA NA EDUCAÇÃO EM PLENA PANDEMIA

04/05/2021 Thais Santos

Sem dúvida alguma, a educação vive um dos momentos mais desafiadores. A preocupação das instituições públicas e privadas do país inteiro é com os danos causados pelo afastamento das aulas presenciais. Contudo, os professores se aprimoraram e criaram verdadeiros estúdios em suas casas para gravarem videoaulas de boa qualidade para seus alunos, além de criarem grupos no WhatsApp para tirar dúvidas, e disponibilizar atividades impressas, especialmente para famílias que não dispõem de aparelhos tecnológicos. E esses esforços vêm sendo feitos há cerca de um ano para evitar o atraso no aprendizado das crianças.

Em Pirajuba, a situação não é diferente, diante de tantas dificuldades com relação à Covid-19, as unidades de ensino do município também têm se esforçado diariamente, para que nenhuma criança fique prejudicada por causa da pandemia. O CMEI “Maria Alves de Brito”, por exemplo, criou diversos mecanismos para interagir com as crianças. Um exemplo disso é o Projeto Contação de Histórias, que conta com o apoio das redes sociais, por meio do qual o educador escolhe uma história, a representa por meio de vídeos, e posterior a isso solicita às crianças atividades relativas ao conteúdo exposto. Segundo a gestora da unidade escolar, Rosidelma Lázara Ferreira Borges, essas atividades têm atraído muito a atenção dos alunos e, embora não seja o suficiente para suprir tudo o que o sistema presencial de ensino é capaz de proporcionar, tem contribuído bastante para manter o interesse desse público e estimular muitos aspectos da educação.

Rosidelma, relatou um pouco sobre as ações para que o ensino à distância, que foi imputado de forma forçada às crianças, tivesse o menor impacto possível. “Vamos fazer o possível para evitar uma defasagem pedagógica. Para isso, nos desdobramos enquanto equipe pedagógica, e mantemos uma aproximação remota com os pais para que eles possam tirar suas dúvidas e auxiliar seus filhos”, explica. A diretora acredita que é um momento delicado para as crianças, onde não podem se socializar, e até mesmo a convivência com familiares está restrita e nesse aspecto, dentro de sua responsabilidade, o CMEI tem atuado para tentar preencher as lacunas geradas pelo distanciamento.

Por sua vez, a Secretária de Educação e Cultura, Regina Célia Brunozzi, conta que diversas outras atividades foram implementadas durante este ciclo, algumas delas estão relacionadas a melhorias estruturais; como por exemplo: o investimento em uma internet com mais qualidade, cujo papel é fundamental em função do isolamento social. Além disso também foi investido em equipamentos como tablets e computadores para as unidades de educação do município.

Regina, conta um pouco das expectativas para o ano letivo: “Seguindo as orientações do governo federal e estadual, o município tem estudado a viabilidade do sistema híbrido de aulas presenciais. No qual, a carga horária será reduzida, e os alunos serão atendidos por meio de rodízio, ou seja, diminuindo o número de crianças por sala de aula. Tudo isso visa reintroduzir o modelo convencional de educação infantil com segurança, tanto para as famílias, quanto para os profissionais. A nossa expectativa é que, em breve, tendo a pandemia seu desfecho, as aulas possam voltar ao seu normal e nessa ocasião serão apresentadas medidas para que as nossas crianças e jovens possam recuperar algum dano eventualmente gerado por conta desse contexto”, disse.

O prefeito Airton Alves – Gauchinho, disse que embora nos últimos anos a educação tenha apresentado inúmeros avanços, sem dúvidas, a pandemia é o marco na história e esse setor, assim como todos os outros, necessitará de muito esforço, uma vez que é um consenso dentre os especialistas do setor que o afastamento súbito e prolongado pode causar muitas sequelas.

“Nós entendemos a necessidade emergente do retorno das aulas presenciais, no entanto, também nos preocupamos com a segurança de todos os pirajubenses, o que inclui os profissionais da educação. Por isso, em reunião realizada junto a AMM, com a presença de senadores e outras autoridades, salientei em nome dos municípios, a importância de incluir os professores nos grupos prioritários de vacinação, pois só assim nós poderemos colocar nos trilhos essa vertente tão importante para todos nós. O valor de um educador em sala de aula é indescritível, portanto, precisamos mostrar a eles que não estão sozinhos. Vamos continuar defendendo a inclusão dos professores nos grupos prioritário e vamos nos esforçar para que isso se torne realidade”, finaliza Gauchinho.

Fale com o Governo

Deixe a sua mensagem, sugestão, dúvida ou reclamação. A sua opinião é importante!

O Serviço de Informações ao Cidadão – SIC, esta situado na Sede Administrativa da Prefeitura de Pirajuba e ainda, acessível via internet

  • atender e orientar o público quanto ao acesso a informações e, aos prazos legais, quando, a informação requerida não estiver prontamente disponível;
  • protocolar requerimentos de acesso a informações;
  • Informar sobre a tramitação de processos e documentos;
  • disponibilizar informações por meio eletrônico, consoante disposição da Lei n° 12.527, de 28 de novembro de 2011;

Local de atendimento recepção da Prefeitura.
Horário: Segunda a sexta-feira, das7:30h às 17h

Redes Sociais

Telefones

(34) 3426-0100

E-mail

prefeitura@pirajuba.mg.gov.br

Endereço

Praça José Moisés Miziara Sobrinho, 10
     Centro | Pirajuba/MG | CEP: 38210-000

Horário de Funcionamento

Das 7h30 às 17h.