PIRAJUBA RECEBE GOVERNADOR PARA INAUGURAÇÃO DE OBRAS

15/05/2018 Jornalista Diogo Lapaiva

Na última segunda-feira, dia 14 de maio, a cidade de Pirajuba recebeu o Governador de Minas Gerais, Fernando Damata Pimentel, para a entrega oficial de uma obra de importância regional: melhorias de sinalização e na malha viária da rodovia LMG-733, assim como o término da pavimentação dos 6,1 quilômetros restantes e a sinalização de todo trecho.

A via, que é o acesso principal entre as cidades de Pirajuba e Frutal, tem um total de 30 quilômetros, sendo que, cerca de 24 quilômetros já haviam sido pavimentados por meio de uma parceria entre a Usina Coruripe e o Governo do Estado, porém, na época, em função das mudanças ocorridas na gestão, 6,1 quilômetros não haviam sido efetuados para a conclusão e no melhoramento de toda a extensão foi investida a quantia de R$ 8,3 milhões, incluindo desapropriações e outros investimentos necessários.

O Prefeito Rui Gomes Nogueira Ramos desempenhou um papel importante na melhoria das malhas viárias da região, sendo que, quando a primeira etapa da obra foi realizada, ele atuava como gestor na Usina Coruripe, empresa que subsidiou o empreendimento. “Muitas pessoas que trafegam pela região, não têm ideia de como era difícil o acesso, seja para empresa ou mesmo para o cidadão comum, há duas décadas atrás. Quando nos mudamos para região tivemos consciência dessa necessidade como um fator crucial para o desenvolvimento econômico, que junto consigo traz melhorias em todos os aspectos e, por isso, mesmo sem ingressar na política, já desempenhei como representante das usinas da região diversas parcerias, que por assim dizer, graças a mente aberta dos empresários do setor sucroenergético, foram o ponta pé inicial para que hoje pudéssemos entregar essa obra e realizar mais este sonho”, explicou ele.

Rui Ramos conta ainda que, desde a paralisação da obra, atuou de diversas formas com o apoio de lideranças regionais, como os prefeitos, deputados e até ministros que trabalham pela região em busca da retomada e término da pavimentação, cuja autorização se deu em março de 2017, durante os Fóruns Regionais em Uberaba, com o próprio Governador Pimentel, que, reconhecendo a importância do trecho para o desenvolvimento, se comprometeu a priorizar os recursos para essa finalidade.

Durante seu discurso, Fernando Pimentel enfatizou a importância da obra e a eficácia do modelo de gestão dos Fóruns Regionais de Governo, que priorizaram a execução da demanda na região.

“Hoje é um dia de agradecimento pela entrega dessa importante obra, mas não só dessa. Temos também outras melhorias que já foram feitas aqui na região. A obra já era uma reivindicação antiga da população, que a gente conseguiu recuperar graças aos Fóruns Regionais de Governo. Mas, se para vocês que estão aqui é um dia de agradecimento, eu devo dizer que, para mim, também é um dia de muita alegria, de satisfação”, disse o governador, lembrando que ainda nesta segunda-feira ele foi agraciado com o título de cidadão honorário nas cidades de Pirajuba e Canápolis. “Quando a cidade te dá um título de cidadão honorário, é como se ela estivesse abrindo as portas da casa para você. Isso é ser mineiro, isso é muito especial”, complementou.

Além da entrega da obra, durante a solenidade, Fernando Pimentel também foi nomeado Cidadão Pirajubense, por meio de título conferido pelos vereadores do município, no qual, em reconhecimento aos muitos avanços obtidos na cidade no período de sua gestão, se tratou de uma indicação coletiva, cuja entrega também foi realizada por todos os membros do legislativo, iniciando pelo presidente da casa Eder Borges e com a presença de todos os demais vereadores: Allan Rodrigues, Davi Nogueira, Edivaldo Castro, Juarez Francisco, Larissa Prata, Maria das Graças, Paulo Ricardo e Sérgio Bernardes.

A Prefeita de Frutal Maria Cecilia Marchi Borges (Ciça), lembrou das dificuldades que eram encontradas antes da entrega dessa obra. “O local era de chão batido, nos momentos de chuva se tornava muito complicado por conta da lama, no momento de seca, também, por questão de poeira, Frutal é muito ligada à Pirajuba, como Pirajuba é ligada à Frutal. A obra veio num momento importante, pois ali tem trânsito de caminhões das empresas, dos moradores do local e também do público das duas cidades”, opinou a Prefeita Ciça.

O Prefeito Rui Ramos durante seu discurso, além de reconhecer a importância de muitos feitos durante a gestão de Pimentel, que mesmo num momento de crise realizou obras importantes para região, como a própria LMG-733, também pediu o auxílio em outras questões importantes para Minas, que são a pavimentação dos 50 quilômetros restantes da MG-455, que liga Campo Florido à Uberlândia e também uma análise sobre as alíquotas que incidem sobre o combustível no estado, que torna o abastecimento aqui um dos mais caros do país, tirando a competitividade do estado em diversas questões.

“Em nome de nossa cidade e dos prefeitos da região, que compareceram em massa para prestigiar essa inauguração e também de Pirajuba, que recebeu com muita alegria e cordialidade o Governador Fernando Pimentel, em todos os momentos que ele esteve aqui, gostaria de agradecer, primeiro pela obra em si, que será um grande benefício para nossa região, depois por termos recebido essa visita de tamanha importância. Como disse o governador, esse é um momento de alegria, claro que sempre estamos buscando novas melhorias, mas é importante saber reconhecer as conquistas, e essa, certamente, é uma obra que agregará muito e por isso estamos bastante felizes”, finalizou o Prefeito Rui Ramos.

Fotos: Diogo Lapaiva, Gracielle Franco, Rúbio Marra, Hilário Rosa e Gil Leonardi

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO NO LINK: