PAGAMENTO DO IPTU É MODERNIZADO EM PIRAJUBA

01/02/2018

Guias de recolhimento são obtidas pelo site www.iptupirajuba.com; moradores sem acesso à Internet devem procurar a prefeitura

A partir de 2018, o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é feito de forma diferente em Pirajuba. Em vez de receber o carnê em casa, os moradores podem obter as guias de pagamento pela internet, no site www.iptupirajuba.com. Desta forma, todo o processo tornou-se mais prático, aumentando a eficiência da arrecadação desse recurso pelo governo municipal.

A modernização do pagamento do IPTU segue a tendência adotada em cidades de grande porte por todo o país, no entanto, a gestão municipal destaca que, caso o contribuinte não tenha acesso à Internet, pode procurar a Prefeitura Municipal para obter as guias de pagamento e ficar em dia com o imposto.

O chefe do setor tributário da prefeitura, Leonardo Cabrini, explica as opções de pagamento do IPTU. “O novo sistema facilita o acesso da população ao imposto, proporcionando também mais transparência ao processo de arrecadação de recursos provenientes do IPTU. Nos anos anteriores, muitos moradores sofriam com a dificuldade de locomoção até a prefeitura, já que alguns residem em outras cidades. A partir deste ano, o acesso é mais universal. As opções de pagamento continuam as mesmas: o contribuinte pode optar pelo pagamento à vista, o qual tem um desconto, ou parcelado em até quatro vezes, para um maior conforto”, conta Leonardo.

Ainda de acordo com o chefe do setor tributário, é importante ficar atento aos prazos de vencimento das parcelas. “Para pagamento à vista, existe um desconto de 10% se o imposto for quitado até o dia 20 de março. Se for parcelado, os vencimentos são 20 de março, 20 de abril, 20 de maio e 20 de junho”, informa.

O IPTU possibilita ao governo municipal oferecer uma série de benefícios e serviços à população, além de representar uma arrecadação significativa de recursos que são destinados a setores de grande importância na cidade, como saúde, educação e infraestrutura. De acordo com o secretário de Administração e Fazenda de Pirajuba, Antônio José Brito Silva, é muito importante que o pagamento seja feito em dia.

“Ao contrário de muitos municípios do Brasil, incluindo alguns da nossa região, Pirajuba oferece a entrega gratuita de terrenos para construção, além de caçambas para entulho, que geralmente são alugadas. Só pode usufruir destes benefícios quem está em dia com o IPTU. A política de eficiência na utilização dos recursos públicos é um dos motivos que explica a alta qualidade de vida que observamos em nossa cidade, e para isso contamos com o apoio da população”, enfatiza Antônio José.

Para o prefeito de Pirajuba, Rui Gomes Nogueira Ramos, a contribuição de todos é uma peça essencial para o funcionamento pleno da administração pública, e a modernização do pagamento do IPTU vem representar um marco para o uso da tecnologia a serviço da população e do próprio governo. “Neste momento de transição, é fundamental enxergar as novidades do ponto de vista do progresso, como algo que vai acrescentar valores à nossa administração e à nossa cidade, deixando Pirajuba como referência em mais um setor na região e no estado”, avalia o chefe do Executivo.