OBRAS PARA AMPLIAÇÃO DE ESCOLA MUNICIPAL SÃO INICIADAS

16/10/2019 Jornalista Diogo Lapaiva

Após a inauguração da unidade 2 da Escola Municipal Professor Lázaro Rosa Muniz, um dos maiores marcos da história do setor da educação na cidade, a prefeitura já iniciou as obras para a ampliação da estrutura, visando integrar todo o ensino da cidade no que está sendo chamado de "Complexo Educacional".

O prefeito Rui Gomes Nogueira Ramos explica que, quando assumiu, posteriormente inaugurando o CMEI, já iniciaram os estudos visando a criação de uma estrutura otimizada que pudesse atender às crianças, desde os alunos em idade pré-escolar, até os alunos do 5º ano, que são de responsabilidade da prefeitura.

Rui conta que para isso, após a construção do CMEI, que foi o primeiro prédio educacional naquele setor, toda a equipe focou em buscar recursos para a complementação do espaço, objetivando uma estrutura completa. "Assim que inauguramos o CMEI já iniciamos a prospecção de recursos para fazer as demais obras, que nesse espaço de tempo já compreende a ampliação do próprio CMEI, a construção da quadra poliesportiva, a construção da piscina semiolímpica, a construção da unidade 2 da Lázaro Rosa Muniz, e agora, a ampliação da escola", disse ele.

Ele explica que a ideia é que os alunos disponham, além das suas salas de aula, de um espaço multiuso, como é o caso da piscina e da quadra, possibilitando a otimização da estrutura e uma educação realmente completa. "A piscina e a quadra por exemplo, são estruturas inéditas, que podem ser compartilhadas entre os alunos, atendendo todos os matriculados na rede municipal de ensino. Com isso, estamos oferecendo para os alunos da escola pública uma estrutura que raramente é vista, mesmo em grandes redes particulares, com disponibilidade de estrutura adequada para práticas de esportes, ar-condicionado, bibliotecas e muito mais. É bastante raro uma escola que possui uma piscina com a qualidade da nossa, que hoje, graças a um trabalho focado, está à disposição de nossas crianças", comentou Ramos.

A secretária de educação, Rosidelma Lázara Ferreira Borges, revela que a estrutura da unidade 2, quando estiver pronta, comportará os alunos do 1º ao 5º ano, permitindo a integração de todos os anos da educação básica em um só prédio, e também conta que a necessidade surgiu com o aumento populacional. "No início da gestão, pelo crescimento populacional, foram necessárias algumas adaptações, utilizando para tal até salas alugadas, dado ao aumento da demanda, e a estrutura do prédio original da Escola Lázaro, que não comportava mais ampliações, porque ela está numa área urbana e não possui terreno para tal", comenta a secretária.

Rosidelma fala ainda que, com o tempo, a estrutura passou a não atender a demanda, tanto em número de salas, como também em outras questões. "Quadra de esportes por exemplo, nunca existiu na estrutura da Lázaro, utilizávamos por empréstimo a quadra da Escola Estadual, compartilhando tempo com os alunos e na maioria das vezes utilizando o próprio pátio de alimentação. Agora, com a conclusão desse projeto a realidade será diferente, teremos ampla e confortável estrutura, além de áreas adequadas para prática esportiva. Fico muito feliz por podermos proporcionar esses benefícios para os nossos alunos", confidenciou.

O secretário de desenvolvimento e planejamento Urbano, Sidenir Zeferino, fala que o projeto inclui a construção de mais 12 salas de aula, ampliação da área de convivência, sanitários, refeitório, uma biblioteca e também um auditório, que será o primeiro da cidade. "Esses espaços serão construídos em 3 etapas, sendo que a parte inicial, que compreende o feitio de 7 salas, já está em andamento, sendo realizado com recursos próprios da prefeitura e tem a previsão de término em 4 meses", declarou.

A mãe da aluna Ana Lívia, Andreza Barros Borges Rodrigues, opina que as escolas de Pirajuba são um exemplo a ser seguido. "O ensino é excelente, os professores são muito preparados e todos os alunos possuem apostila. Ao longo dos anos melhorou demais. Estudei aqui há muitos anos atrás e em relação à estrutura tudo foi aprimorado, com escolas novas e todo o conforto que o aluno merece. Minha filha cursa o primeiro ano matutino na Lázaro, já está lendo e escrevendo, temos muito orgulho disso".

O prefeito Rui Ramos finaliza dizendo que, brevemente, mais melhorias serão apresentados no setor de educação na cidade.