ESCOLA ESTADUAL DE PIRAJUBA RECEBE INVESTIMENTOS E REALIZA DIVERSAS MELHORIAS EM SUA ESTRUTURA

17/11/2022

A Escola Estadual Coronel Oscar de Castro faz parte da história de Pirajuba e por suas fileiras já passaram várias gerações. Fundada em 1925, a entidade já atravessou muitas fases e funcionou em diversos prédios, até que em 1980 ela foi instalada de forma definitiva em sua localização atual. À época, o prédio atendia plenamente as necessidades da cidade, porém, com o crescimento populacional a estrutura passou a ser insuficiente, por isso, nos últimos anos, inúmeros investimentos foram realizados no sentido de ampliar e melhorar o espaço.

Embora o prédio tenha recebido alguns recursos ao longo do tempo, depois de sua estatização, que ocorreu em 2001, as melhorias realizadas não acompanhavam a demanda, realidade que mudou agora, porque o local alcançou emendas que somadas ultrapassam R$ 745 mil, além da reforma dos banheiros, que foi custeada com recursos do Conselho do Patrimônio Artístico e Histórico de Pirajuba (CONPAH) e incluíram mais R$ 46.370,77 nessa conta.

A diretora da escola, Sandra Aparecida da Rocha, fala que essas conquistas farão diferença na vida dos alunos e professores, representando, sem dúvida, um grande avanço na educação. “Nós estamos realizando diversas melhorias no local, que vão desde a reforma da escola em sua totalidade, passando pela ampliação, com a construção de duas salas, além da central de monitoramento, da revitalização nos sanitários e a reforma da quadra poliesportiva”, comemorou ela.

No local foram construídas duas salas de aula novas e a sala de monitoramento, com investimento de R$ 208.537,87. Também foi feita a reforma geral do local e a construção de um hall de entrada, representando R$ 407.062,22 de recursos, a revitalização da Quadra Poliesportiva Alemar Gonçalves de Oliveira (Vartelinho), que somou mais R$ 130.000,00, além da reforma dos banheiros já inaugurada que contou com R$ 46.370,77 de recursos da Prefeitura Municipal, por meio do CONPAH.

Sandra conta que esses benefícios só foram possíveis graças aos esforços de muitas pessoas, incluindo a prefeitura e seus servidores, vereadores, que ajudaram na obtenção dos recursos de emendas parlamentares, bem como dos profissionais da própria Escola Estadual, que contribuem de numerosas maneiras para entregar sempre os melhores resultados.

Quem também ficou feliz com as novidades foi o estudante Gustavo Silva Melo, que cursa o 3º ano matutino. “Eu estudo na Coronel desde o 6º ano e desde então muito foi feito. Tinham várias coisas desorganizadas e hoje local está cada dia melhor. A escola está mais bonita, mais limpa e sendo gerida de maneira impecável. Parabenizo a diretora Sandra e todos os envolvidos nesse momento importante para os adolescentes de nossa cidade”, opina o aluno.

O prefeito Airton Alves (Gauchinho), que esteve presente na solenidade de inauguração da quadra, salientou a relevância da entidade para o município. “Além da importância histórica na cidade, essa é a única entidade que oferta o Ensino Fundamental 2, bem como o Ensino Médio, portanto, todos sabem que essa escola é fundamental para todas as nossas famílias. Ficamos imensamente felizes em podermos contribuir para esse momento de evolução e continuaremos atuando como parceiros no que estiver ao nosso alcance”, declarou ele.

No ensejo, o prefeito ainda parabenizou todos os envolvidos, em especial aos vereadores, que tiveram papel essencial para a obtenção das verbas e também a diretora, Sandra, e os vice-diretores Wellington Feliciano e Reiner Silva.

Na solenidade, além de Gauchinho, estiveram presentes diversas autoridades, como o vereador Allan Rodrigues, o chefe de gabinete do Deputado Raul Belém, representantes da superintendência regional de ensino e, representando a família do homenageado Alemar Gonçalves de Oliveira (Vartelinho), Dr. Glauber Gonçalves Sobrinho.

Para estrear a quadra foram realizadas partidas de diversas modalidades na competição interclasses e servido ao final um delicioso lanche.