CORRIDA SAUDÁVEL PROMOVE BEM-ESTAR E ATIVIDADE FÍSICA

11/12/2017 1ª CORRIDA SAUDÁVEL PROMOVE BEM-ESTAR E ATIVIDADE FÍSICA EM PIRAJUBA

No dia 3 de dezembro, foi realizada a 1ª Corrida Saudável em Pirajuba, uma ação com o objetivo de promover a prática de esportes e um estilo de vida equilibrado na cidade. A primeira edição do evento contou com a participação de cerca de 30 pessoas, e a expectativa para o próximo ano é repetir e ampliar a Corrida.

De acordo com a organização da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, o percurso de 3 km teve início no Parque de Exposições, e estendeu-se até o Estádio Municipal Antônio Castro Brandão. Os participantes dividiram-se em três categorias, conforme conta o treinador Mayron César Pinto.

“As categorias foram Infantil Masculino, Adulto Masculino e Feminino Livre, e as premiações também são divididas de acordo com essa organização. Os três primeiros classificados de cada uma receberão, no dia 10 de dezembro, durante as comemorações do aniversário da cidade, troféus e medalhas personalizadas. Além disso, todos os ganhadores de todas as categorias receberão uma premiação simbólica em dinheiro”, conta Mayron.

Os vencedores da corrida foram: da categoria Masculino Adulto, José Vítor Oliveira Pinheiro (primeiro lugar), Abílio Vinicius Oliveira Pinheiro (segundo lugar) e Everaldo Tarcísio Alfredo Silva (terceiro lugar). Da categoria Feminino, Veronica Rosa Diniz Casé, da cidade de Frutal, Amanda da Silva e Leilismara de Faria, também de Frutal. Por fim, da categoria Infantil Masculino, Diego Barbosa Silva, Paulo Vitor Badias dos Santos e João Vitor Panichelli.

O vencedor da categoria Masculino Adulto, José Vítor, afirma que se sentiu realizado e defende que a corrida traz importantes benefícios para quem participa. “Eu e o meu irmão adoramos correr, sempre tivemos o objetivo de participar de um evento deste tipo, e quando soubemos que a corrida seria realizada na nossa cidade, ficou claro que não poderíamos perder a oportunidade. O incentivo ao esporte e a promoção da saúde são elementos muito importantes e ficamos muito satisfeitos por participar de uma ação por uma causa tão positiva. Foi muito bom ver os participantes mais jovens se dedicando a essa atividade, também”, diz José Vítor.

O treinador Mayron afirma que a corrida alcançou as expectativas do governo municipal e a ideia é repetir e ampliar a ação em 2018. “Pretendemos expandir as inscrições para incluir mais cidades vizinhas, aumentando assim o número de participantes. Outro objetivo que definimos é a realização de duas edições no decorrer do ano”, acrescenta.

Para a coordenadora de Esporte de Pirajuba, Vanessa Araujo, o evento é uma iniciativa muito positiva para melhorar a qualidade de vida da população, utilizando como ferramenta o esporte para proporcionar momentos de entretenimento e lazer, aliados à promoção da saúde e da atividade física.

“Todos nós sabemos que o esporte é uma parte essencial de um estilo de vida saudável, mas muitas pessoas têm dificuldade em incorporar essa atividade no cotidiano. É por isso que decidimos organizar uma ação simples e com grande potencial para atrair pessoas de diversas idades e contextos. A promoção da saúde e do bem-estar é uma das prioridades da administração de Pirajuba, e o esporte é uma excelente forma de alcançar esse objetivo”, avalia Vanessa.

O prefeito de Pirajuba, Rui Gomes Nogueira Ramos, afirma que, no decorrer do ano, várias ações de incentivo a práticas esportivas foram propostas e o sucesso desta corrida veio premiar o esforço e dedicação da equipe. “Foi apenas a primeira edição, mas já podemos enxergar muito potencial em ações deste tipo, que promovem o bem-estar de todos os participantes e contribuem para uma cidade melhor. O esporte é uma fonte de oportunidades, seja para proporcionar mais saúde, para aumentar a autoestima e até para estimular os laços de amizade entre vizinhos, e o governo municipal busca trazer essas vantagens para os moradores de forma constante”, conclui o prefeito.