(34) 3426-0100

Pça. José Moisés Miziara Sobrinho, 10 | Centro

O Que você deseja buscar?

Notícias

CAVALGADA É SUCESSO E AGRADA A PEÕES E VISITANTES

03/09/2019 Jornalista Diogo Lapaiva

Setembro começou a todo vapor na cidade de Pirajuba, pois aconteceu no 1º domingo do mês, pela manhã, a tradicional e querida cavalgada, evento que iniciou a contagem regressiva para a tão esperada Festa do Peão, que este ano completa sua 34ª edição.

Durante a cavalgada, as ruas da cidade foram tomadas por diversas comitivas, muitos carros de boi e inúmeros cavaleiros, todos fazendo a maior festa ao lado da população. Participaram várias cidades da região, entre elas Uberaba, Frutal, Itapagipe, Comendador Gomes, Campo Florido, Planura, Colômbia, Monte Alegre de Minas, Veríssimo, Conceição das Alagoas e Matutina.

As comitivas brilharam no evento, exibindo o orgulho e a paixão em fazer parte dessa tradição, que há anos une a comunidade em clima de alegria e companheirismo. Todas ganharam, como símbolo de reconhecimento, um certificado pela valiosa participação. Ao fim do trajeto, no Parque de Exposições Geraldo Alves Brito, onde aconteceu a concentração de todas as equipes, cinco delas receberam um troféu como reconhecimento pelo empenho em participar deste ato, sendo elas: Comitiva mais distante - Aroeira (Monte Alegre de Minas/MG); Comitiva mais distante montada - Entre Morros (Comendador Gomes/MG); Comitiva mais organizada – Muladeiros (Campo Florido/MG); Maior comitiva - Nogueira e Amigos (Veríssimo/MG) e Carreta mais organizada - Taperão de Ouro (Pirajuba/MG).

O senhor Floriano Domingues da Silva, integrante da Comitiva Entre Morros (Comendador Gomes-MG), que contou com 25 cavaleiros na ocasião, relatou com entusiasmo sua satisfação em participar da cavalgada. “É muito gratificante, mesmo tendo algumas dificuldades no caminho, realmente fazemos isso porque gostamos. Chegar no fim e ganhar mais uma lembrança é bom demais, contar com a presença dos companheiros, sabe, a gente fica agradecido”, relatou Floriano.

O pecuarista e integrante do Club dos Sete Waltruides Bernardes Pinto Júnior, foi um dos responsáveis pela mobilização dos carreiros que participaram da cavalgada e que este ano, tiveram um destaque especial. “A participação de diversos carreiros da região trouxe grande alegria e, certamente, deixou a cavalgada mais bela. Ficamos muito felizes de termos conseguido, com sucesso, reunir essa turma que mantém viva essa tradição muito importante”, relata o pecuarista.

Pessoas de muitos lugares também tem a mesma opinião, como é o caso de Vani Aparecida da Mata e Ana Paula da Mata Silva, que vieram da cidade de Frutal para prestigiar o momento. “Todos os anos eu participo da cavalgada. É uma ocasião bastante especial para mim, que amo a cultura country, e por isso não perco também os eventos que sucedem a cavalgada, como a Festa do Peão, com os rodeios e shows”, explica Vani.

Antônio José, um dos representantes do Club dos Sete, está extremamente satisfeito com o resultado do evento e aposta com certeza, que isso foi apenas o começo, uma pequena introdução do que será a 34ª Festa do Peão. “Não posso esconder minha empolgação para o que vem a seguir, nos dias 4, 5, 6 e 7 de setembro, todos nós vamos nos surpreender ainda mais. Quem esteve presente em Pirajuba, no último domingo, sabe do que estou falando, a cavalgada deste ano foi uma das mais organizadas de todos os tempos e contou com excelente avaliação do público em diversos aspectos”, disse Antônio.

Segundo o vice-prefeito, Airton Alves (Gauchinho), a diversão começou logo cedo na cidade, e muitas pessoas já estavam ansiosas nas portas das casas aguardando pelo grande desfile. “Desde as 4h da manhã estávamos de pé, andamos de rua em rua com o carro de som, acordando a cidade, chamando o pessoal. Às 5h da manhã, vimos pessoas assando carne na porta de suas casas, se divertindo com total responsabilidade. Acho que a expectativa é muito grande, esse ano vai superar as edições anteriores, é uma tradição enorme e bonita a nossa festa. Se Deus quiser estaremos aqui fortes, de braços abertos para receber a região inteira mais uma vez”, argumentou Gauchinho.

O Prefeito Municipal de Pirajuba, Rui Gomes Nogueira Ramos, confessa estar contando as horas para que se inicie a aclamada Festa do Peão e se emociona ao lembrar como foi especial para todos os pirajubenses e visitantes das cidades próximas, confraternizarem durante mais uma cavalgada. “Enquanto pudermos manter viva a tradição que o nosso povo tanto ama e aguarda, ano após ano, digo que sempre é gratificante trabalhar duro para que tudo se realize com sucesso. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos, nada disso seria possível sem o compromisso dos organizadores e a paixão dos participantes, como também o apoio do público, que mesmo sem comitivas ou montados em cavalos, conseguem abrilhantar cada segundo dessa festividade”, assim exaltou o prefeito.

Ao final do percurso, todos os visitantes foram acolhidos no Parque de Exposição Geraldo Alves de Brito, onde puderam assistir ao show da dupla João Batista e Lúcio Borges. A secretária de turismo, esporte e lazer, Vanessa Araújo, fala sobre a expectativa para os próximos dias. “Pela proporção da Festa do Peão, ela se tornou um evento muito importante em nosso contexto social. Como nos anos anteriores, o Club dos Sete, a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e todos os pirajubenses participam, seja na organização ou no acolhimento dos nossos visitantes. Estamos muito felizes com os resultados obtidos até o momento e também convictos que essa será uma edição inesquecível para o nosso município”, relatou.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE SHOWS DA FESTA DO PEÃO: Quarta-feira (04/09), começa a festa, que irá até sábado (07/09). No primeiro dia, além do rodeio, a cidade receberá Diego e Victor Hugo, uma dupla com grandes sucessos na atualidade; já na quinta, com entrada franca, será o dia do show de Matogrosso e Mathias, nessa data os participantes poderão realizar doação espontânea de alimentos, que serão doados para o Hospital do Câncer de Uberaba, Doutor Hélio Angotti; no dia 6, é a vez de Pedro Paulo e Alex; fechando com chave de ouro a Festa do Peão, a dupla compositora das músicas mais tocadas dos últimos anos, Matheus e Kauan, se apresenta nos palcos de Pirajuba.

Fale com o Governo

Deixe a sua mensagem, sugestão, dúvida ou reclamação. A sua opinião é importante!

O Serviço de Informações ao Cidadão – SIC, esta situado na Sede Administrativa da Prefeitura de Pirajuba e ainda, acessível via internet

  • atender e orientar o público quanto ao acesso a informações e, aos prazos legais, quando, a informação requerida não estiver prontamente disponível;
  • protocolar requerimentos de acesso a informações;
  • Informar sobre a tramitação de processos e documentos;
  • disponibilizar informações por meio eletrônico, consoante disposição da Lei n° 12.527, de 28 de novembro de 2011;

Local de atendimento recepção da Prefeitura.
Horário: Segunda a sexta-feira, das7:30h às 17h

Redes Sociais

Telefones

(34) 3426-0100

E-mail

prefeitura@pirajuba.mg.gov.br

Endereço

Praça José Moisés Miziara Sobrinho, 10
     Centro | Pirajuba/MG | CEP: 38210-000

Horário de Funcionamento

Das 7h30 às 17h.