ALUNA DA ESCOLA MUNICIPAL COMPLETA ÁLBUM DE FIGURAS E RECEBE PRÊMIO EM PIRAJUBA

13/11/2017

Projeto da prefeitura valoriza o patrimônio histórico e cultural da cidade com diversas ações, entre elas, um álbum com 36 estampas que premiou os alunos participantes

Sarah Quintiliano Ferreira foi a primeira a colecionar todas as figurinhas sobre o patrimônio de Pirajuba

Após ser a primeira a completar o álbum de figurinhas do patrimônio cultural de Pirajuba, a aluna Sarah Quintiliano Ferreira, da Escola Municipal Professor Lázaro Rosa Muniz, foi presenteada com uma bicicleta. As premiações continuam para os estudantes que conseguirem obter todas as 36 ilustrações por meio da troca de recicláveis, de acordo com o projeto realizado pela Prefeitura Municipal.

O álbum de figuras foi uma das ações de destaque no contexto do projeto, que tem o objetivo de promover a conscientização e a preservação do patrimônio da cidade. Realizadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Pirajuba (Conpah), as atividades foram diversas, incluindo o lançamento do álbum, de um gibi educativo, apresentações culturais e artísticas, palestras e outras.

Cada figurinha do álbum ilustra um bem pertencente ao patrimônio cultural e/ou histórico de Pirajuba, desde as casas tradicionais da cidade até à Igreja Matriz e as festas que já fazem parte da tradição do município há muitas décadas. Ao colecionar todas as 36 gravuras, Sarah conta que teve a oportunidade de aprender coisas novas sobre um assunto muito interessante.

“No início, comecei a colecionar as figurinhas por diversão, mas achei muito interessante aprender mais sobre alguns lugares da cidade, que as pessoas não sabem que são tão especiais. Tive a ajuda da minha mãe, dos meus tios e dos meus avós também. Fiquei muito feliz por ter ganhado a bicicleta, mas quero doá-la para a minha prima, porque ela nunca teve uma”, conta a jovem.

A secretária de Educação e Cultura do município, Rosidelma Lázara Ferreira Borges, relembra que o projeto do álbum também estava ligado à ação de coleta seletiva, beneficiando ainda mais a cidade. “Para obter um envelope com três figuras aleatórias, os alunos têm que trocar um certo número de ecopontos. Os ecopontos são obtidos por meio da reciclagem de embalagens pet ou de latinhas de alumínio. Desta forma, é uma maneira de dar continuidade ao incentivo da coleta seletiva, aliando esse importante aprendizado à temática do patrimônio artístico e cultural, o que é muito proveitoso do ponto de vista pedagógico”, avalia a secretária.

Ainda segundo Rosidelma, a premiação não termina por aqui. “Para os próximos três alunos que completarem todo o álbum, haverá a premiação de um tablet e, além disso, nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, será montado um parque com brinquedos que as crianças poderão acessar com um passaporte que também será adquirido na apresentação do próprio álbum, completo ou não. Essa ação faz parte das festividades do 64º aniversário de Pirajuba, cuja programação será divulgada em breve pela prefeitura”, explica.

Para o diretor da Escola Municipal Professor Lázaro Rosa Muniz, Ricardo Urbano, muitas outras atividades relativas ao patrimônio cultural foram realizadas, tanto dentro quanto fora da sala de aula, e todas contribuíram para agregar mais conhecimento para os alunos. “Foram realizadas visitas com os jovens aos bens patrimoniais da cidade, organizamos palestras com moradores antigos do município, que puderam compartilhar um pouco sobre a nossa história, e incluímos na programação escolar estudos sobre eventos tradicionais, como a cavalgada, a Festa do Peão e a Festa de Louvor a Nossa Senhora d’Abadia. A troca de figurinhas foi mais uma ferramenta que despertou o interesse dos alunos e obtivemos muito sucesso com todas as ações”, considera Ricardo.

O prefeito de Pirajuba, Rui Gomes Nogueira Ramos, afirma que a promoção do patrimônio cultural e histórico da cidade é um elemento de grande importância para resgatar as tradições que compõem a identidade do povo pirajubense. “As novas gerações precisam aprender a preservar e respeitar as partes da cidade e da nossa cultura que estão conosco desde a fundação do município e muitas se preservam até hoje. A melhor forma de fazer isso é apostando na educação e no lazer, e nesse sentido acredito que as atividades realizadas nos últimos meses alcançaram muito sucesso. Fico muito feliz ao ver as nossas crianças interessadas em saber cada vez mais sobre a riqueza cultural da nossa amada cidade”, comemora o prefeito.

Rui Ramos salienta ainda que, além das ações educativas e de conscientização, também estão sendo investidos recursos na preservação desses bens materiais. “Vários imóveis da cidade receberão benfeitorias por meio dos recursos do ICMS Cultural, 2 residências tradicionais da cidade, a Sociedade Esportiva Recreativa Pirajubense e também a Igreja Nossa Senhora da Abadia já estão passando por obras que, certamente, servirão para colocar a cidade, cada vez mais, no roteiro do turismo regional”, finalizou o chefe do Executivo.